Expresso do Oriente – Tengan Toppa Gurren Lagann

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje venho falar sobre um anime que terminei bem recentemente (na verdade terminei hoje, há algumas horas), e que me manteve grudado no PC do começo ao fim! Robôs gigantes, lutas absurdamente épicas, ataques inexplicavelmente desproporcionais, personagens que acreditam na força de vontade, e até uma dose de clichê: Tudo isso você encontra em Tengan Toppa Gurren Lagann!
Em um mundo onde boa parte da humanidade vive no subterrâneo, existem aqueles que se arriscam a ir para a superfície, onde não existe teto. O excêntrico Kamina é um deles, e com uma autoconfiança absurda, ele pretende ir para a superfície junto com Simon, seu irmão mais novo. Apesar de não serem irmãos de sangue, Kamina e Simon confiam um no outro profundamente, o que permite a ambos avançarem corajosamente quando surge uma oportunidade de fugir de seu vilarejo. Entretanto, ao chegar ao topo, percebem que nem tudo são rosas na superfície. A humanidade está fadada a lutar eternamente com um inimigo misterioso, os Beastmen, e seus robôs gigantes Ganmen.
A Gainax se superou nessa. A produtora é conhecida por sua obra-prima dos animes, Neon Genesis Evangelion. Mas não espere um anime depressivo, realista e de trama complexa como seu irmão maior. Este aqui é exatamente o oposto: personagens cheios de energia que acreditam no impossível e que apenas o espírito de luta é suficiente para derrotar qualquer inimigo, e que gritam discursos exagerados sobre acreditar em si mesmos.
O anime é uma história de amadurecimento. A descarga de adrenalina ininterrupta é conduzida por personagens fortes e cenas de tirar o fôlego. A fórmula “robôs gigantes se degladiando em um mundo pós-apocalíptico” é ofuscada pela insana movimentação do enredo, pelo desenvolvimento dos personagens e pela criatividade. Protagonistas surpreendentes são jogados contra vilões igualmente surpreendentes em um combate colossal onde auto-confiança é tudo o que os personagens precisam. Ignore toda falta de lógica, pois esse anime é tão epicamente foda que todos os clichês e elementos aparentemente ridículos são perfeitamente aceitáveis.
Falando do visual do anime, Gurren Lagann não somente é lindo graficamente e agradável à primeira vista, mas também contrasta toda a “absurdidade”(nem sei se essa palavra existe) das lutas. A Gainax ainda é mestra nas cenas de luta entre Mechas, e nesse anime ela se supera. A primeira vez que o golpe “Giga Drill Breaker” é usado é uma boa prova disso. Você sente toda a emoção de um golpe épico utilizando uma arma desproporcionalmente grande contra um inimigo muito forte. Nada foi economizado na produção do visual do anime, e a grandiosa trilha sonora captura toda a magnitude dos acontecimentos (a música Happily Ever After me emociona toda vez que revejo a cena).
Apesar do anime possuir grandes conquistas, ele também possui suas falhas. Os primeiros quinze episódios são um exemplo de como o storytelling deve ser conduzido em um anime (aliás, que todo grande anime deveria seguir). De fato, a primeira temporada é tão boa que os últimos 12 episódios parecem mais uma fanfic em comparação com o começo. Não estou desmerecendo a segunda temporada, o anime torna-se cada vez mais ambicioso a cada episódio que passa, mas eu me emocionei mais com os “Big Four” do que com o restante dos episódios. Essa lacuna, entretanto, é compensada com o final mais épico que se pode esperar de um anime deste porte.
Gurren Lagann exige uma alta dose de tolerância ao absurdo. Aperte os cintos e abra a válvula da incredulidade o máximo que puder. Se você é o tipo de pessoa que se empolga com um anime, e que imita as falas e golpes épicos enquanto o protagonista dá um discurso bombástico sobre auto-confiança enquanto pilota um robô gigante que usa óculos de sol, este é definitivamente um anime pra você.
E é isso aí pessoal, essa foi minha recomendação de anime dessa semana! É sempre bom compartilhar um anime que a gente gostou muito de assistir! Às vezes eu me empolgo! Hehe…Enfim, por hoje é só, semana que vem tem mais!
Até a próxima estação! Sayonara!